Comport - Hardware & Software

10 DÚVIDAS NA HORA DE USAR O COMPUTADOR

Publicado em 13 de julho de 2016

Sabe quando você ouve alguém afirmar algo sobre um assunto de informática e bate aquela dúvida se é verdade mesmo? Bem, a ideia hoje é fazer um desencargo de consciência sobre 10 dúvidas comuns que muitos ainda têm, a fim de comprovar se algumas afirmações são verdadeiras ou se não passam de mito. Vamos lá então!


 

(1) Resetar o computador muitas vezes seguidas causa danos. VERDADE!


 

O botão reset foi criado para ser utilizado somente em casos em que o computador trava ou dá algum tipo de erro, como a tela azul. Utilizar este botão de modo indiscriminado pode provocar falha de memória, corrompimento do HD e perda de dados. Evite fazer isso então!


 

(2) Adicionar vários ícones na área de trabalho deixa o computador lento. VERDADE!


 

Considerando que a placa de vídeo é o componente responsável por atualizar as informações na tela do computador, quanto mais ícones forem adicionados à área de trabalho, maior será o tempo necessário para a placa de vídeo carregar as informações na tela, além da possibilidade da máquina travar. Com isso em mente, mantenha a área de trabalho o mais limpa possível, evitando criar atalhos desnecessários durante a instalação de programas.


 

(3) Manter o estabilizador ligado não é bom. MITO!


 

As únicas coisas que merecem atenção ao se deixar o estabilizador ligado são:


 

  • O consumo de energia vai aumentar (desligá-lo gera economia);

  • A temperatura do ambiente onde o equipamento está pode aumentar.


 

(4) Olhar para a luz do mouse óptico causa danos à visão. MITO!  


 

O mouse óptico tradicional tem uma luz LED vermelha que não é capaz de causar danos aos nossos olhos. Não é por isso que você vai ficar expondo seus olhos sem necessidade por horas a esta luz, uma vez que a exposição contínua e direta à luz (natural ou artificial) não é recomendada por oftalmologistas.


 

(5) Deixar o notebook hibernando, ao invés de desligá-lo, danifica o equipamento. MITO!


 

Esta função não causa dano algum ao notebook nem consome bateria. A única coisa que pode acontecer é uma demora em o equipamento voltar ao ponto onde estava, caso muitas páginas ou programas tenham sido deixados abertos.


 

 


 

(6) É necessário providenciar um espaço entre o monitor, o CPU e a parede. VERDADE!


 

Considerando que estes equipamentos geram calor, é necessário espaço suficiente entre eles e a parede, a fim de evitar o superaquecimento e consequentes danos aos seus componentes internos. Assim, certifique-se de que os equipamentos estão instalados num lugar arejado e que permita a circulação do ar.


 

(7) Posso utilizar o computador quando chove. VERDADE!


 

Embora você possa usar o computador durante a chuva, não se pode descartar o fato de que nosso País tem uma alta incidência de raios. Então, dê atenção aos seguintes cuidados:


 

  • Certifique-se de que as tomadas tenham aterramento elétrico. Isso possibilita que a energia seja dissipada durante uma forte descarga elétrica, prevenindo danos no equipamento;

  • Faça uso de filtros de linha, estabilizadores e nobreaks, a fim de reduzir as variações elétricas e picos de energia;

  • No caso de notebooks, use o equipamento sem plugar a bateria à rede elétrica.


 

(8) Deixe a bateria do notebook descarregar totalmente antes de recarregá-la. MITO!


 

Pelo contrário! Se você descarregar totalmente a bateria para daí recarrega-la, na realidade, você pode encurtar a vida útil dela. As baterias de íon-lítio não precisam de ciclos completos de carga e descarga. Portanto, esqueça essa ideia!


 

(9) Quebrar o terceiro pino da tomada pode danificar o PC. MITO!


 

O terceiro pino é o chamado “terra” e faz parte do novo padrão brasileiro de tomadas. Seu objetivo é isolar cargas maiores de energia que não são usadas pelo equipamento.


 

Caso opte por removê-lo, o que acontecerá é você expor o seu equipamento a variações de cargas. Isso não o danificará, mas pode deixá-lo vulnerável aos danos causados por altas cargas elétricas, especialmente em dias de chuva forte. Assim sendo, é preferível comprar adaptadores com entrada para o terceiro pino, do que assumir o risco de curtos e choques.


 

(10) Desligar computador direto do botão causa danos. MITO!


 

Fazer isso de vez em quando não tem problema. O que você deve dar atenção é à quantidade de vezes que faz isso. Da mesma forma que a utilização constante do botão reset pode causar danos, o mesmo se dá com o botão ligar e desligar do comutador.


 

Com isso em mente, só desligue o computador direto do botão caso precise limpar a memória RAM ou se o computador travar. Caso contrário, opte pelo desligamento padrão do sistema operacional, orientado pelo fabricante.


 

Fonte: TechTudo (site de tecnologia da Globo.com)


 

 


 

GOSTOU DAS DICAS? COMPARTILHE!


 

ESTÁ ENFRENTADO ALGUM PROBLEMA COM SEU PC? DÊ UM PULO NA COMPORT OU LIGUE PRA NÓS!