Comport - Hardware & Software

COMO MELHORAR O DESEMPENHO DA MEMÓRIA DO PC?

Publicado em 18 de agosto de 2016

Já que ninguém gosta de computador lento, melhorar o desempenho da memória RAM pode ajudar muito a evitar lentidão ou travamentos indesejados. Mas como fazer isso? Veja a seguir 5 dicas que podem ajudá-lo.


 

1. ReadyBoost


 

O ReadyBoost é um recurso do próprio Windows que utiliza o espaço disponível em uma unidade removível USB para deixar o sistema mais rápido, podendo obter ganhos de até 75% no carregamento de aplicativos em computadores que combinam pouca memória RAM (2 a 4 GB) com discos rígidos mecânicos lentos (como os de 5400 RPM usados em notebooks).


 

Considerando que o Windows desativa o ReadyBoost em máquinas com SSDs, para ativá-lo, plugue o pendrive no PC e, em "Propriedades", navegue até a aba do recurso. Lá você poderá configurar quanto do espaço do pendrive será usado para deixar o PC mais rápido.


 

2. Gerenciador de Tarefas


O Gerenciador de Tarefas é bem útil para consultar o que está consumindo mais memória no seu PC. Basta ordenar a listagem de Processos por consumo de memória e descobrir. Assim, você poderá fechar aplicativos pesados que mais a consomem.


 

E na aba Desempenho, você pode abrir o Monitor de Recursos. Ali você tem uma visualização mais detalhada sobre o comportamento do sistema. Ao selecionar Memória, dentro do Monitor, o Windows apresentará em tempo real o consumo do recurso em gráficos e a quantidade de RAM que está sendo utilizada e a disponível, além dos aplicativos que estão sendo carregados na memória. 


 

3. Faça uma limpeza


 

Evite que uma grande quantidade de aplicativos desnecessários seja carregada durante o processo de inicialização. Vá novamente ao Gerenciador de Tarefas e clique na aba Inicializar. Nela você poderá consultar todos os aplicativos carregados com o Windows e a sua classificação de impacto no processo de inicialização. Caso constate que existem vários aplicativos sendo carregados desnecessariamente, não hesite: desligue-os! 


 

4. Use um aplicativo para limpar a memória


 

Outra medida de limpeza, feita como complemento, é utilizar um aplicativo de limpeza de memória, que pode fazer diferença em um PC com pouca memória RAM. Como sugestão, se for o caso, experimente o CleanMem ou o Ainvo Memory Cleaner. 


 

5. Instale mais memória


 

Essa é uma solução viável, pois pentes de memória para computadores ou notebooks não são muito caros, podendo custar menos de R$ 100,00. Assim, se o seu PC tem apenas 2 GB de memória, você pode dobrar a quantidade com um pente de memória e melhorar o desempenho geral da RAM. 


 

Mas se você for comprar um pente adicional, busque um idêntico ao já instalado em seu PC, já que com dois pentes idênticos é possível usufruir do recurso conhecido como Dual Channel, que aumenta bastante o desempenho da máquina. Antes, porém, verifique no manual do PC se a placa mãe suporta o recurso. 


 

 

Fonte: TechTudo (site de tecnologia da Globo.com)


 

(!) A COMPORT PODE RESOLVER SEU PROBLEMA DE MODO RÁPIDO, FÁCIL E PROFISSIONAL. FALE CONOSCO!