Comport - Hardware & Software

O QUE É IDEAL PRA VOCÊ: NOTEBOOK OU DESKTOP?

Publicado em 31 de agosto de 2016

É comum surgir essa dúvida quando chega o momento de escolher entre um ou outro. Compare ambos e saiba qual te atende melhor. Veja a seguir.


 

NOTEBOOK


 

A principal vantagem do notebook é a portabilidade, ou seja, a possibilidade de levá-lo sempre com você. Por isso, ele é bem procurado por quem estuda ou viaja muito a trabalho.


 

Ele também é prático, já que não depende de acessórios, como cabos, monitor, teclado, mouse e som, para ser usado de modo satisfatório. Assim, sua praticidade é superior a do desktop.


 

Mas e quando se fala de desempenho?


 

Existe uma grande variedade de modelos de notebooks potentes, alguns dos quais entregam desempenho superior a desktops regulares. Porém, o fato é que os melhores notebooks ficam pra trás dos melhores desktops. Além disso, avalie bem o investimento, pois optar por um notebook com as mesmas especificações de um computador de mesa sairá mais caro, especialmente quando se considera que a vida útil dos notebooks é menor.


 

E a manutenção?


 

Bem, já tentou abrir um notebook? Muitos evitam, já que eles são mais difíceis de manusear do que o desktop e precisam de ferramentas específicas e conhecimento. Isso dificulta a sua personalização e requer assistência técnica especializada, um serviço que costuma ter preço mais elevado em comparação com o desktop.


 

DESKTOP


 

O desktop é indicado para os que buscam melhor desempenho e não precisam de um equipamento portátil. E conforme abordamos, os melhores modelos deixam pra trás os melhores notebooks. Por isso, são ideais para uma experiência superior com games.


 

Outra vantagem é a sua facilidade de personalização. Substituir ou adicionar componentes, como memória RAM ou processador, é relativamente simples e barato.


 

E aliada à facilidade de personalização do desktop, está a sua facilidade de manutenção. É bem provável que você já tenha aberto o gabinete do seu PC de mesa, por exemplo. Isso mostra que serviços técnicos para desktop são mais acessíveis, pois o nível de complexidade para manipulá-los é menor do que se dá com notebooks.


 

Outra vantagem é sua vida útil. Desktops possuem uma vida útil média maior que notebooks. Assim, quando se pensa em economia a médio e longo prazo, este é um fator a ser considerado.  


 

Portanto, você gastará menos investindo em um desktop. Ainda assim, é preciso considerar que o preço dos desktops geralmente envolve apenas o gabinete, sendo que acessórios como teclado, mouse, monitor, som etc. entram como custos adicionais.


 

QUAL OFERECE O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO?


 

É relativo falar de “melhor custo-benefício”, pois tudo depende do seu perfil de uso e dos modelos disponíveis no mercado que são compatíveis com suas circunstâncias. Pode até ser que você precise de ambos.


 

Se falarmos exclusivamente de custo, investir em desktop é melhor, conforme vimos. Mas se ele não atende suas necessidades por não oferecer mobilidade ou praticidade, o notebook é a solução que você precisa. Com bastante pesquisa, você encontrará a configuração ideal para atender o seu potencial de investimento e necessidades.


 

Fonte: TechTudo (site de tecnologia da Globo.com)


 

 


 

(!) A COMPORT PODE PERSONALIZAR UM CONJUNTO COMPLETO DE HARDWARE NO CUSTO-BENEFÍCIO IDEAL PRA VOCÊ, SEJA PARA DESKTOP OU NOTEBOOK. FALE CONOSCO!