Comport - Hardware & Software

O QUE FAZER QUANDO O PC NÃO LIGA?

Publicado em 10 de setembro de 2016

Bem, a primeira dica é: não se desespere! Na prática, porém, sabemos que a realidade é muito mais dolorosa e delicada, já que há o risco de você ter perdido muita coisa preciosa e ainda ter ficado “na mão”, especialmente se você usa o PC pra trabalhar. Veja a seguir algumas dicas práticas que podem te ajudar a “ressuscitar” seu PC.



Verifique a Fonte


 

Uma possibilidade é que esteja ocorrendo algum problema com a fonte, pois é ela que repassa a energia aos componentes. Então, para tirar o famoso “desencargo de consciência”, verifique se a fonte funciona em outro PC. Se ela não funcionar, o problema está revelado e bastará substituí-la pra solucioná-lo. E aproveite para investir em uma fonte de qualidade!


 

Verifique a Placa-Mãe


Qualquer problema com ela pode impedir o PC de ligar. Então, cheque se todos os cabos estão conectados corretamente, sobretudo o da alimentação da placa-mãe e o do processador. Observe com atenção e tente localizar algum capacitor estourado ou trilha queimada. Outra possibilidade é a bateria, considerando que alguns modelos de placa mãe não dá boot sem ela estar funcionado. E por último, verifique se o jumper está no lugar.


 

Para resolver: se for a bateria, basta substituí-la. Se for o jumper fora do lugar, basta colocá-lo. Contudo, se notar sinais de queimado, infelizmente será necessário investir em outra placa-mãe. Ainda assim, pelo menos você terá descoberto o problema e poderá corrigi-lo.


 

Verifique o Processador


 

Ao ligar o PC, note se o sinal de power está ok e se a ventoinha do cooler não gira. Caso você observe esta situação, provavelmente é defeito no processador. E defeito no processador é igual a "PC morto".


 

Verifique também se o processador esquenta, a fim de confirmar se ele está recebendo energia e observar algum problema no slot. Outro teste é resetar a bios. Caso nada resolva, teste o processador em outro PC. Não funcionando, infelizmente talvez seja necessário substituí-lo.


 

Verifique a Placa de Vídeo


 

Pode acontecer que o PC liga, mas não aparece nada na tela. A possibilidade é de ter queimado a Placa de Vídeo. Faça o mesmo teste que é recomendado no caso do processador: verifique se o cooler está girando. Caso não esteja, é sinal de problema.


 

Faça os seguintes testes: para saber se não é problema no slot, teste outra placa de vídeo. Para saber se não é o monitor, conecte outro. Para saber se não é o cabo de vídeo, use outro. E por último, teste a placa em outro PC. Assim, será possível confirmar a necessidade de substituição do componente.


 

 

Fonte: TechTudo (site de tecnologia da Globo.com)


 

(!) NÃO PERCA MAIS TEMPO! A COMPORT PODE RESOLVER SEU PROBLEMA DE MODO RÁPIDO, FÁCIL E PROFISSIONAL. FALE CONOSCO!