Comport - Hardware & Software

SERÁ QUE ALGUÉM ESTÁ ACESSANDO SEU PC?

Publicado em 10 de agosto de 2016

É fato que grande parte do que fazemos em nossos computadores ocorre por meio da internet. Seja para entretenimento, trabalho, estudo, compras, operações bancárias, entre várias outras coisas, estamos praticamente o tempo todo online. O problema é que sem os devidos cuidados, o computador pode ficar vulnerável e ser acessado por pessoas mal intencionadas, que espionam sua atividade na internet e roubam dados, como senhas que você mantém registradas.


 

Então, surge a pergunta:


 

Como saber se alguém, além de você, está tendo acesso ao computador?


 

O site TechTudo recomenda ações práticas para quem usa Windows tirar o famoso desencargo de consciência. Veja a seguir.


 

Registro de atividades recentes


 

Cheque se existem mudanças no computador que não foram realizadas por você. Basta acessar o Menu Iniciar e verificar os programas mais recentes que foram abertos. Além disso, verifique se foi aberto algum documento clicando na seta, ao lado do nome do programa, em “Mais usados”.


 

Outra possibilidade é analisar o Histórico do navegador, Documentos Recentes e a opção “Programas”, que fica no Painel de Controle e apresenta os programas que foram instalados recentemente.


 

Porém, lembre-se: se alguém está acessando seu PC, essa pessoa pode excluir esses itens no Menu Iniciar e encobrir a sua atividade. Por isso, veja a dica seguinte.


 

Visualizador de eventos do Windows


 

O Windows guarda um registro completo de quando uma conta é logada com êxito e as tentativas mal sucedidas de login. Essas informações constam no Visualizador de Eventos do Windows. Para acessá-lo, siga os seguintes passos:


 

  • Aperte as teclas Win + R (“Win” de Windows ou o botão no teclado com o ícone da janela do Windows) e digite msc na caixa de diálogo “Executar”. Em seguida, aperte a tecla Enter e o Visualizador de Eventos será aberto;

  • No Visualizador de Eventos, dê um clique duplo no botão “Logs do Windows”. Daí clique em “Segurança”. Você poderá consultar no painel várias entradas de início de sessão, com data e hora que foram realizadas.

  • Também é possível, caso você tenha mais de uma conta no Windows, conferir se determinada conta foi acessada durante esse. Para isso, basta clicar duas vezes na entrada “Logon especial”, que foi criada durante esse período. Em seguida, a janela “Propriedades do evento” será aberta e revelará o nome da conta usada.


 

Por isso, se você observar que algum horário não está de acordo com os logins realizados por você, ou seja, um horário que você tem certeza que não utilizou o PC, especialmente se não estava em casa, isso é um forte indicador de que alguém o está acessando. Com isso em mente, tome medidas imediatas!


 

É provável que um Spyware esteja monitorando suas atividades e interceptando informações pessoais e sigilosas. Portanto, utilize sempre um programa anti-spyware como complemento do seu antivírus. Faça um escaneamento com ambos, rastreie as ameaças e elimine-as. Experimente trocar suas senhas, em seguida, por mais fortes e mantenha todos os seus programas atualizados. 


 

Se ainda assim você perceber que alguém está acessando seu PC, FALE COM A COMPORT


 

Teremos prazer em ajudá-lo a recuperar o controle da sua máquina e a ficar livre de qualquer ameaça que esteja te dando dor de cabeça.